Através das "Comunicações" dizemos como fizemos, o que utilizamos, como chegamos até ali, o que podemos melhorar.
Obriga-nos a registar e a sistematizar o trabalho realizado com as crianças em tempo útil.
Ajuda-nos a visualizar melhor os resultados ao nível da literacia - para que serve a escrita e a linguagem oral, quais os seus fundamentos.
O outro passa a ser um recurso, porque nos ajuda a pensar, a sistematizar, a produzir e a aprender.
As crianças ganham competências pragmáticas tornando-se mais críticas e não tendo tanto medo de se exporem.
Comunicação de uma brincadeira na área da casinha - onde as crianças que brincaram durante a manhã quiseram mostrar aos outros uma festa de aniversário que tinham preparado para as bonecas...
Comunicação na área da garagem/construções - uma construção a pares entre crianças de diferentes idades e sexo, utilizando diversos jogos, onde fizeram uma quinta de animais....
Comunicação na área da garagem/construções - o Tiago e o Daniel fizeram com o jogo dos tubos uns foguetões.
Comunicação na área dos jogos de mesa - a Matilde F. e a Beatriz brincaram com a balança e com os ursinhos de sriação. Criaram uma "escola" para ursos, com várias classes onde aprendiam diferentes coisas em cada classe. A brincar trabalharam aspetos relativos a domínio da matemática como por exemplo, formação de conjuntos, seriação, classificação...
Comunicações na área da expressão plástica - Uma colagem realizada pela Beatriz, um trabalho realizado por 3 meninas com plasticina, um trabalho realizado a pares, inovador pois utilizaram o "copiar por cima" de um livro e colagem para o trabalho final.
Sem comentários:
Enviar um comentário