Este projeto tem como pressupostos fundamentais:
Identidade e auto estima:
Promover na criança
o reconhecimento das suas caraterísticas, capacidades e limitações manifestadas
de forma positiva.
Promover o
reconhecimento de laços de pertença a diferentes grupos (família, escola,
comunidade).
Promover na criança
a vontade de fazer a escolha das atividades que realiza sabendo selecionar os
recursos disponíveis para os levar a cabo.
Independência e autonomia:
Promover a
identificação de regras de segurança (em casa, na rua, escola e na utilização
das TIC.
Incentivar a
cuidados de higiene e saúde, compreendendo a sua necessidade.
Estimular a
capacidade de aceitação face a situações que se possam mostrar frustrantes,
procurando novas soluções ou formas de estar, de uma forma positiva.
Cooperação:
Incentivar na
criança comportamentos de apoio e entreajuda.
Promover atitudes
que visem a reflexão e avaliação crítica dos seus comportamentos.
Motivar para a
participação ativa em respeito pelos saberes e perspetivas do Outro.
Convivência democrática e cidadania:
Promover atitudes de
respeito pela diferença (necessidades, sentimentos, opiniões, valores e
culturas...) nas situações que vivencia e explora.
Promover atitudes de
respeito pelo Outro (par, adulto, meio ambiente, planeta)
Promover atitudes
adequadas nas relações interpessoais.
Promover atitudes de
sentido crítico e autocrítico para que, perante opiniões diferentes da sua, as
crianças possam questionar e argumentar, procurando chegar a soluções
negociadas.
Motivar para a regulação
de consumos supérfluos.
Linguagem Oral e Abordagem à Escrita:
Promover diferentes
situações de treino e aprendizagem, incluindo a nível familiar, para que as
crianças sejam capazes de desenvolver genericamente as suas capacidades de
articulação, verbalização e comunicação.
Promover as
representações gráficas e manuais como forma de desenvolvimento desta vertente
e em particular da motricidade fina.
Para a sua execução fizemos um painel em que cada um é protagonista e onde segura um mundo...
Há medida que cada criança vai atingindo as competências/atitudes vão ganhando uma bandeira que é colocada no seu "mundo".
Quem conseguir as doze bandeiras no final do ano ganha um diploma de boas práticas e uma medalha, numa festa em que se encontram todas as crianças do pré-escolar do agrupamento.
O nosso Painel on PhotoPeach
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