"Este projeto pretende fazer uma abordagem de forma natural, lúdica e adequada à faixa etária através das vivências do dia-a-dia, onde a criança irá interiorizar referências do que é certo e errado, do que pode ou não fazer, bem como o respeito que deve ter por si e pelo outro, base essencial para a boa formação cívica enquanto pessoa e cidadão responsável." (in: Projeto "Saber ser, Saber estar... Eu consigo." pg 3)
"Área de Formação Pessoal e Social – considerada como área transversal, pois tendo
conteúdos e intencionalidade próprios, está presente em todo o trabalho educativo realizado no jardim de infância. Esta área incide no desenvolvimento de atitudes, disposições e valores, que permitam às crianças continuar a aprender com sucesso e a tornarem-se cidadãos autónomos, conscientes e solidários." (in: Orientações Curriculares para a Educação Pré-Escolar, pg 7)
"É nos contextos sociais em que vive, nas relações e interações com outros e com o meio
que a criança vai construindo referências, que lhe permitem tomar consciência da sua identidade e respeitar a dos outros, desenvolver a sua autonomia como pessoa e como aprendente, compreender o que está certo e errado, o que pode e não pode fazer, os direitos e deveres para consigo e para com os outros, valorizar o património natural e social." (in: Orientações Curriculares para a Educação Pré-Escolar, pg 34)
1 - Cartaz elucidativo e em exposiçao para comunidade educativa com todos os indicadores. (Os bonecos avatar foram realizados num programa de computador e cada criança construiu a sua imagem)
2 - Painel com os 12 indicadores. (Cada criança fez o seu retrato e os indicadores estão nos balões, pretende-se que as crianças consigam contextualizar e reconhecer quais os comportamentos que já conseguem e aqueles que ainda têm de trabalhar para crescer não só por fora como por dentro)
3 - Regas da sala. (As regras foram trabalhadas durante todo o primeiro período. Agora foram passadas ao papel em que tentamos dizê-las de forma positiva e foram desenhadas pelas crianças.)
Sem comentários:
Enviar um comentário