Como todas as experiências começamos por uma pergunta a que tínhamos de dar resposta:
"Como vamos saber se isto é mação ou batata?" (podem ver aqui o guião da experiência)
Claro que houve muitas respostas:
" - Comemos..."
" - Cheiramos..."
" - Sim tudo isso é possível mas vamos imaginar que não nos apetece comer e que estamos constipados e não temos cheiro como vamos fazer?". Disse eu.
" - pois assim é mais difícil..."
- "Olhando para os materiais que temos em cima da mesa, o que acham que podemos fazer?"- desafiei.
Eles olharam e começaram a dizer o que lhes vinha à cabeça:
"- fica limonada...." "a batata fica maçã..." "transforma-se em pedra.." "acho que quando a maçã e batata estiverem na água vão desaparecer..." "a água vai ficar amarela... ou laranja..." "fica tudo aos bocadinhos..." "eles vão derreter..." "acho que a batata vai flutuar na água..."
Bem então vamos lá experimentar. Primeiro vamos cortar em pedaços pequenos....
À medida que cortavam iam comentando:
"este é rijo... a batata é dura.... não consigo....tenho de fazer muita força..."
Depois foi colocar os pedaços dentro de água e verificar o que acontecia....
É mação ou batata? on PhotoPeach
E por fim vieram as conclusões:
A maçã ficou a flutuar e a batata foi ao fundo porque:
"a maçã é mais leve e a batata mais pesada..."
Experimentamos pedaços grandes e pequenos e acontecia sempre a mesma coisa e então chegamos à conclusão que:
A Batata vai ao fundo porque é mais pesada que a água, a maçã fica a flutuar porque é mais leve que a água!
Durante a experiência claro que fomos registando todas as nossas observações e conclusões. (podem ver aqui a folha de registo)
Este tipo de atividade ajuda a pensar. questionar e observar o que nos rodeia e nós precisamos muito disto, pois estamos habituados a ter tudo feito e nem pensamos como as coisa chegam até nós...
Sem comentários:
Enviar um comentário