Não é um animal que tenha muita interação com as pessoas mas é simpático, deixa que lhe mexam requer cuidados e dá-nos o sentido de responsabilidade.
Foi assim que na segunda feira a Princesa chegou à nossa sala.
Princesa foi o nome que lhe demos, depois de andarmos à volta com alguns outros nomes chegamos à conclusão (por votação da maioria) que este nome era o que melhor lhe assentava.
Tratamos de arranjar a sua nova casa, vimos e cheiramos o seu comer, conversamos sobre os cuidados a ter com ela, pegamos nela (alguns meninos tiveram um bocadinho de receio mas quase todos pegaram nela) e por fim, claro, registamos o acontecimento num desenho.
No dia seguinte alguns meninos quiseram fazer uma pesquisa na internet sobre as tartarugas, copiamos algumas imagens e procuramos informação, está assim a surgir um pequeno projeto sobre as tartarugas.
Ao tentar descobrir coisas sobre tartarugas, descobrimos também desenhos para pintar e também quase todos quisemos escolher, imprimir o desenho que mais gostamos para depois pintar a maioria escolheu pintar com lápis de cera ou com aguarelas.
Partindo ainda de uma frase que escrevemos no quadro:
"A NOSSA TARTARUGA CHAMA-SE PRINCESA"
Trabalhamos a frase - o que é uma frase... como é composta uma frase... quantas palavras tem esta frase...
partindo da frase chegamos à pergunta que a originou... procuramos palavras iguais nas duas frases... aprendemos que as frases acabam sempre com um sinal de pontuação... procuramos as vogais que já conhecemos... - tudo isto em grande grupo.
De manhã dois colegas tinham escrito esta frase no computador. Fizemos cópias e depois individualmente tivemos de recortar as palavras da frase e voltar a construí-la. Para alguns meninos foi necessário alguma ajuda e, sabem, os mais novos querem sempre fazer o trabalho dos crescidos e então, com ajuda lá vão conseguindo fazer, por vezes aconteceu que houve algumas trocas de palavras quando foram colar mas, nada muito grave.
Aqui ficam alguns registos:
Sem comentários:
Enviar um comentário