Quem somos!

Neste ano letivo 2015-2016 depois de uma mudança de escola e de agrupamento, aqui estou de novo...

Pensei iniciar um novo blog, mas depois de refletir conclui que continuo a ser educadora e que em cada ano que passa os meninos e meninas vão passando, deixando marcas mas eu continuo apaixonada por esta profissão e acima de tudo continuo a ser eu mesma ...

Por isso este blog vai continuar.

Agora numa nova realidade:

EB António Santos Jorge, Agrupamento de Escolas José Maria dos Santos.

Somos, como sempre, meninos e meninas interessados, curiosos e prontos para a brincadeira...

Pois é a BRINCAR que CRESCEMOS!

Se nos quiserem enviar um email podem faze-lo para:

jisantosjorge@gmail.com

quarta-feira, 29 de setembro de 2010

Jardim de Infância - SÓ PARA PAIS

Proponho uma leitura atenta deste artigo do Psicólogo Eduardo Sá.
É uma forma de valorizar o que se faz no Jardim de Infância uma vez que a brincar se aprendem coisas muito sérias.
Estes 10 "mandamentos" foram-me enviados por mail e já circulam na net em muitas páginas e blogs, mas não posso deixar de o partilhar com os pais das crianças que frequentam a minha sala e quem sabe mais tarde ser tema de conversa numa reunião...
Aqui fica o desafio....
Com carinho para todos,




SÓ PARA PAIS
Por Eduardo Sá (Psicólogo)

1. "Proibido insultar o jardim-de-infância chamando-lhe "escolinha". Em primeiro lugar, porque é uma escola. Em segundo, porque todas as escolas ganhavam se ligassem Brincar com aprender.

2. É proibido que os pais imaginem que o jardim-de-infância serve para aprender a ler e contar. Ele é útil para aprender a descobrir os sentimentos. Para aprender a imaginar e a fantasiar. Para aprender com o corpo, com a música e com a pintura. E para brincar. Uma criança que não brinque deve preocupar mais os pais do que se ela fizer uma ou outra birra, pela manhã ao chegar.

3. O jardim-de-infância assusta as crianças sempre que os pais - como quem sossega nelas os medos deles por mais um dia de jardim-de-infância - lhes repetem: " Hoje vai correr tudo bem!"

4. Os pais estão proibidos de despedir-se muitas vezes das crianças, ao chegarem todos os dias. E é bom que se decidam: ou ficam contentes por elas correrem para os amigos ou ficam contentes por elas se agarrarem ao pescoço deles, com se estivessem prestes a ser abandonadas para sempre.

5. É proibido que as crianças vão dia-sim dia-não ao jardim-de-infância. E que vão, simplesmente, quando os seus caprichos infantis vão de férias. E que não vão " só porque sim". O jardim-de-infância não é um trabalho para os mais pequenos. É uma bela oportunidade para os pais não se esquecerem que se pode amar o conhecimento, namorar com a vida, nunca ser feliz sozinho e brincar, ao mesmo tempo.

6. No jardim-de-infância não é obrigatório comer até à última colher; nem dormir todos os dias. E não é nada mau que uma criança se baralhe e chame mãe à educadora (ou vice-versa).

7. Os pais estão obrigados a estar a horas quando se trata duma criança regressar a casa. Prometer e faltar devia dar direito a que os pais fossem sujeitos classificados como tendo necessidades educativas especiais.

8. Os pais não podem exigir aos filhos relatórios de cada dia de jardim-de-infância. Mas estão autorizados a ficar preocupados se as crianças forem ficando mais resmungonas, mais tristonhas ou, até, mais aflitas, sempre que regressam de lá. E estão, ainda, autorizados a proibir que o jardim-de-infância só se abra para eles durante as festas.

9. O jardim-de-infância é uma escola de pais. E um lugar onde os educadores são educados pelas crianças. Um lugar onde todos se educam uns aos outros não é uma escola como as outras. É um jardim-de-infância.

10. Um dia, num mundo mais amigo das crianças, todas as escolas serão jardins-de-infância!"

3 comentários:

  1. cristina adorei este texto,vindo desse grande senhor da psicologia infantil nao podia ser diferente,obrigada pela partilha!!!!
    p.s. confesso que há um ou dois pontos onde posso melhorar,e que o vou fazer...
    um grande beijinho da sofia(mae da fabia)
    p.s.2 (LOL) gosto muito de ver as suas actualizaçoes e as fotos dos pequenotes!!obrigada

    ResponderEliminar
  2. O ano passado pedi á Cristina uma fotocópia destes "mandamentos" e ainda hoje tenho na minha carteira.Concordo com tudo que o Eduardo Sá escreve,jinhos

    ResponderEliminar
  3. Olá Cristina,

    Sou uma mãe estreante, a mãe da Noor.

    Antes de mais queria felicitá-la por estas iniciativas.

    O facto de passarmos tão pouco tempo com os nossos filhos podem ser atenuados com estes pequenos "GRANDES" gestos, que de certa forma aliviam os pais por assim terem a percepção real do bem estar dos seus filhos.
    Adorei ver alguns dos seus momentos.

    Quanto ao Eduardo Sá, há algum tempo que sou seguidora, confesso que nem sempre concordo, por vezes as coisas na prática são bem diferentes do que aquelas que imaginamos ou pensamos em concretizar.

    Um bem haja para si.

    Hassina

    ResponderEliminar