Na terça feira fomos à biblioteca ver no computador a história "O Ouriço Artur". A biblioteca da nossa escola ainda está muito despida de livros e principalmente de prateleiras mas já tem um computador ligado à internet onde podemos fazer pesquisas e ver histórias animadas. A história do ouriço Artur ensina-nos algumas coisas sobre os ouriços e, acaba com ele a encontrar uma namorada. Esta história surgiu na sequência do tema do outono e dos ouriços, sobre os quais temos vindo a falar...
Para trabalhar a noção de conjunto fizemos um jogo: formámos uma roda com todos nós e, depois íamos dizendo algumas caraterísticas e os meninos que tinham essas caraterísticas iam para o meio da roda, assim a roda fazia de linha de fronteira do conjunto "vamos fazer o conjunto dos meninos... das meninas... dos meninos de 3anos... dos meninos de 4 anos... dos meninos de 5 anos... dos meninos que têm bibe... das meninas que têm ganchinhos... das meninas que têm bandeletes..." e por aí fora...
Todos gostámos de formar conjuntos e demos ideias para outros conjunto, no final os meninos mais velhos foram fazer o registo escrito.
Como o Natal está a chegar e já se fala muito em árvores de natal e presentes, cada um foi fazer um recorte e colagem de brinquedos, que escolheu nos folhetos do supermercado que a Cristina tinha levado... é claro que todos aqueles brinquedos eram espetaculares e queríamos todos, mas o Pai Natal este ano só pode dar alguns e por isso tivemos de escolher os que mais gostávamos... isso foi um pouco difícil, fazer escolhas, decidir entre este e aquele...
Os meninos mais novos (3anos) embora quisessem usar a tesoura foi a Cristina que cortou, eles depois foram cortar pedacinhos de papel para treinar.... mas foram eles que colaram e também tiveram de aprender que há um lado certo para colocar a cola...
Os meninos de 4 anos tiveram uma pequena ajuda e, os de 5 anos fizeram o trabalho todo sozinhos.
No final da semana a Matilde F. levou um livrinho sobre gatos, então partindo dai fizemos algumas brincadeiras, cada um imaginou o seu animal preferido e tivemos de o imitar (voz e forma de andar) para os restantes membros do grupo adivinharem... por fim cada um foi desenhar o seu animal preferido...
Os primeiros seis desenhos são dos meninos de 3 anos, os seguinte quatro são dos meninos de 4 anos e os últimos seis desenhos são dos meninos de 5 anos... Vejam só como estamos cada vez mais artistas...
O meu animal preferido on PhotoPeach
Excelente articulação com a Biblioteca!
ResponderEliminarÉ muito bom ler histórias nos livros mas observar e ouvir histórias animadas no computador também é enriquecedor!
Parabéns!
Boas leituras!
Beijos