Quem somos!

Neste ano letivo 2015-2016 depois de uma mudança de escola e de agrupamento, aqui estou de novo...

Pensei iniciar um novo blog, mas depois de refletir conclui que continuo a ser educadora e que em cada ano que passa os meninos e meninas vão passando, deixando marcas mas eu continuo apaixonada por esta profissão e acima de tudo continuo a ser eu mesma ...

Por isso este blog vai continuar.

Agora numa nova realidade:

EB António Santos Jorge, Agrupamento de Escolas José Maria dos Santos.

Somos, como sempre, meninos e meninas interessados, curiosos e prontos para a brincadeira...

Pois é a BRINCAR que CRESCEMOS!

Se nos quiserem enviar um email podem faze-lo para:

jisantosjorge@gmail.com

terça-feira, 2 de outubro de 2012

A brincar se aprende...

A curiosidade nata da criança é um dos fatores que se vislumbra nas suas brincadeiras livres, pois ao brincar explora os materiais, as ações, as sensações e os afetos.

 É a partir da brincadeira que a criança consegue dar significado às coisas que vão acontecendo por um lado e por outro cria o sentido de pertença a um grupo.

 O jogo, o brincar, o jogo simbólico é uma forma da criança refletir sobre a realidade, resolver situações problemáticas que se lhe deparam, interagir, transformar e mesmo rever sentimentos.

 Ao brincar livremente as crianças colocam todos os seus conhecimentos e competências em ação, fortalecendo as suas conquistas e acabando por descobrir, inventar, planear, criar, superar dificuldades.

 O Jardim de Infância deve ser um espaço privilegiado de brincadeira proporcionando vários e diferentes materiais de forma a que a criança faça a exploração e possa expressar livremente o seu pensamento conseguindo caminhar para as aprendizagens.

 Foi o que começou a acontecer nestas semanas na nossa sala e os resultados estão à vista:

Os meninos(as) começam a escolher alguns amiguinhos com quem se dão melhor para brincar e explorar as áreas;

As brincadeiras a par e a ajuda mutua nota-se;

A exploração dos diferentes materiais acaba em trabalhos ou projetos individuais, que muitas vezes depois de comunicados ao restante grupo são "copiados", pois foram muito apreciados (foi o caso do cesto das castanhas que foi ideia inicial do Rafael, e os aviões que foi ideia inicial do Sandro)...


A brincar se aprende on PhotoPeach

Sem comentários:

Enviar um comentário