Quem somos!

Neste ano letivo 2015-2016 depois de uma mudança de escola e de agrupamento, aqui estou de novo...

Pensei iniciar um novo blog, mas depois de refletir conclui que continuo a ser educadora e que em cada ano que passa os meninos e meninas vão passando, deixando marcas mas eu continuo apaixonada por esta profissão e acima de tudo continuo a ser eu mesma ...

Por isso este blog vai continuar.

Agora numa nova realidade:

EB António Santos Jorge, Agrupamento de Escolas José Maria dos Santos.

Somos, como sempre, meninos e meninas interessados, curiosos e prontos para a brincadeira...

Pois é a BRINCAR que CRESCEMOS!

Se nos quiserem enviar um email podem faze-lo para:

jisantosjorge@gmail.com

quarta-feira, 27 de fevereiro de 2013

Princesa, a nossa tartaruga...

Já há algum tempo que andávamos a pensar num bicho de estimação para a nossa sala. Depois de várias conversas resolvemos arranjar uma tartaruga...

Não é um animal que tenha muita interação com as pessoas mas é simpático, deixa que lhe mexam requer cuidados e dá-nos o sentido de responsabilidade.

Foi assim que na segunda feira a Princesa chegou à nossa sala.

Princesa foi o nome que lhe demos, depois de andarmos à volta com alguns outros nomes chegamos à conclusão (por votação da maioria) que este nome era o que melhor lhe assentava.

Tratamos de arranjar a sua nova casa, vimos e cheiramos o seu comer, conversamos sobre os cuidados a ter com ela, pegamos nela (alguns meninos tiveram um bocadinho de receio mas quase todos pegaram nela) e por fim, claro, registamos o acontecimento num desenho.






No dia seguinte alguns meninos quiseram fazer uma pesquisa na internet sobre as tartarugas, copiamos algumas imagens e procuramos informação, está assim a surgir um pequeno projeto sobre as tartarugas.

Ao tentar descobrir coisas sobre tartarugas, descobrimos também desenhos para pintar e também quase todos quisemos escolher, imprimir o desenho que mais gostamos para depois pintar a maioria escolheu pintar com lápis de cera ou com aguarelas.

Partindo ainda de uma frase que escrevemos no quadro:

"A NOSSA TARTARUGA CHAMA-SE PRINCESA"

Trabalhamos a frase - o que é uma frase... como é composta uma frase... quantas palavras tem esta frase...
partindo da frase chegamos à pergunta que a originou... procuramos palavras iguais nas duas frases... aprendemos que as frases acabam sempre com um sinal de pontuação... procuramos as vogais que já conhecemos... - tudo isto em grande grupo.

De manhã dois colegas tinham escrito esta frase no computador. Fizemos cópias e depois individualmente tivemos de recortar as palavras da frase e voltar a construí-la. Para alguns meninos foi necessário alguma ajuda e, sabem, os mais novos querem sempre fazer o trabalho dos crescidos e então, com ajuda lá vão conseguindo fazer, por vezes aconteceu que houve algumas trocas de palavras quando foram colar mas, nada muito grave.

Aqui ficam alguns registos:







Sem comentários:

Enviar um comentário