Quem somos!

Neste ano letivo 2015-2016 depois de uma mudança de escola e de agrupamento, aqui estou de novo...

Pensei iniciar um novo blog, mas depois de refletir conclui que continuo a ser educadora e que em cada ano que passa os meninos e meninas vão passando, deixando marcas mas eu continuo apaixonada por esta profissão e acima de tudo continuo a ser eu mesma ...

Por isso este blog vai continuar.

Agora numa nova realidade:

EB António Santos Jorge, Agrupamento de Escolas José Maria dos Santos.

Somos, como sempre, meninos e meninas interessados, curiosos e prontos para a brincadeira...

Pois é a BRINCAR que CRESCEMOS!

Se nos quiserem enviar um email podem faze-lo para:

jisantosjorge@gmail.com

domingo, 31 de outubro de 2010

Alimentação

Durante algumas semanas e com o objectivo de trabalhar o tema da alimentação saudável fizemos várias actividades na sala e outras em conjunto com os outros grupos do Jardim de Infância, de uma forma articulada.

Trabalhar a alimentação saudável parece um tema de fácil abordagem mas as crianças nem sempre aceitam que a alimentação seja variada e há sempre aqueles alimentos que por esta ou aquela razão não são do seu gosto.

Por isso começamos por visualizar um filme "O Que Escolhes Comer..." (patrocinado pelo McDonalds). Este filme aborda o tema de uma forma simples e de fácil compreensão para as crianças partindo de uma pergunta a que os personagens animados respondem. No filme é abordado os alimentos saudáveis, o que podemos comer todos os dias e o que devemos comer só de vez em quando, os diferentes grupos alimentares e no que eles ajudam o nosso corpo.





Depois de Ver o filme fizemos várias actividades em contexto de sala de aula.

Conversámos muito sobre os alimentos, quais nos fazem bem, e quais não nos fazem também, e aqueles que devemos mesmo evitar.

Vimos algumas imagens de alimentos e dividimos as imagens pelos diferentes grupos alimentares as proteínas, os cereais, as frutas e legumes, o leite e seus derivados, as gorduras e a água.

Desenhamos os conjuntos, recortamos alimentos do folhetos do supermercado, colamos, pintamos, etc...

Fomos ao supermercado mais próximo fazer uma visita de estudo, ver o supermercado com olhos de entendidos em alimentação e vimos a padaria por dentro - como se faz o pão. Esta visita foi a convite da mãe do Gabriel que trabalha na padaria.

Nesta visita aprendemos que o peixe se vende na peixaria, o pão na padaria, a carne no talho...






Para comemorar o dia da alimentação (16 de Outubro) fizemos uma salada de frutas. Trouxemos alguma fruta de casa e fomos nós que cortamos a fruta com facas de plástico. Ao fim da tarde fizemos um maravilhoso picnic no nosso recreio sentados na relva e não que a salda de fruta estava em ESPECTÁCULO!!!


1 comentário:

  1. que ideias tao boas!!!
    que bom que a minha fabia esta nesta escola e com umas professoras assim...vai ser muito bom para ela e um grande entusiasmo para a vida escolar futura!!!
    obrigada

    ResponderEliminar