Quem somos!

Neste ano letivo 2015-2016 depois de uma mudança de escola e de agrupamento, aqui estou de novo...

Pensei iniciar um novo blog, mas depois de refletir conclui que continuo a ser educadora e que em cada ano que passa os meninos e meninas vão passando, deixando marcas mas eu continuo apaixonada por esta profissão e acima de tudo continuo a ser eu mesma ...

Por isso este blog vai continuar.

Agora numa nova realidade:

EB António Santos Jorge, Agrupamento de Escolas José Maria dos Santos.

Somos, como sempre, meninos e meninas interessados, curiosos e prontos para a brincadeira...

Pois é a BRINCAR que CRESCEMOS!

Se nos quiserem enviar um email podem faze-lo para:

jisantosjorge@gmail.com

quarta-feira, 20 de abril de 2011

Jogo dos Piratas

Explorar os blocos lógicos, reconhecer os seus atributos e agrupar por cor, forma ou pelo maior/menor, grande/pequeno, grosso/fino, conseguimos fazer várias combinações, e descobrir uma peça apenas com as indicações de atributos resolvendo assim um problema... é assim uma espécie de desafio da matemática.

Sentados em roda, observamos os blocos lógicos e ouvimos uma história:


História

"Era uma vez um pirata que adorava tesouros. Havia no porão de seu navio um baú carregado de pedras preciosas. Nesse porão, ninguém entrava. Somente o pirata tinha a chave. Mas a sua felicidade durou pouco. Numa das viagens, uma tempestade virou o seu barco e obrigou todos os marinheiros a refugiarem-se numa ilha. Furioso, o pirata ordenou que eles voltassem a nado para resgatar o tesouro. Mas, quando retornaram, os marujos disseram que o baú tinha desaparecido.
- “Um de vocês o escondeu”,- esbracejou o pirata desconfiado.


Depois Começou o jogo:

Peça que cada uma, das crianças, escolha um bloco lógico. Ao observar as peças sorteadas, escolha uma delas sem comunicar às crianças qual é. Ela será a chave para descobrir o "marujo" que está com o tesouro. Ao escolhermos a peça devemos dar as seguintes pistas:
“Quem pegou o meu tesouro tem a peça com a cor____”
"Quem pegou o meu tesouro tem a forma _____”
Depois de todas as questoes colocadas, reflectir com as crianças que caracteristicas tem então a peça, até chegar à resposta.





Todos nós fomos piratas, todos nós "pescamos" uma peça do tesouro e todos nós descobrimos quem tinha o tesouro!


Sem comentários:

Enviar um comentário