Quem somos!

Neste ano letivo 2015-2016 depois de uma mudança de escola e de agrupamento, aqui estou de novo...

Pensei iniciar um novo blog, mas depois de refletir conclui que continuo a ser educadora e que em cada ano que passa os meninos e meninas vão passando, deixando marcas mas eu continuo apaixonada por esta profissão e acima de tudo continuo a ser eu mesma ...

Por isso este blog vai continuar.

Agora numa nova realidade:

EB António Santos Jorge, Agrupamento de Escolas José Maria dos Santos.

Somos, como sempre, meninos e meninas interessados, curiosos e prontos para a brincadeira...

Pois é a BRINCAR que CRESCEMOS!

Se nos quiserem enviar um email podem faze-lo para:

jisantosjorge@gmail.com

sábado, 19 de novembro de 2011

Uma semana de pequenas conquistas

Esta ainda foi uma semana de adaptação os nossos meninos (as) estão a portar-se muito bem, choros já não há e estão a explorar as áreas da sala cada vez mais, é pena a área da casinha das bonecas ainda não estar a funcionar na sua plenitude uma vez que não temos ainda o material/mobiliário pedagógico adequado, mas as outras áreas estão a ser exploradas na sua plenitude. As áreas mais procuradas são a área dos jogos de mesa, onde os puzzles e o jogo dos peixinhos são os mais procurados e, a área da garagem/construções onde os animais e o jogo dos tubos são os mais procurados.

Na próxima semana vamos iniciar algumas regras para a brincadeira (aprendizagem) nas áreas de trabalho, vamos ter cartões de identificação e nº de limite colegas por área, para ver se não temos tanta confusão na sala  (que é um pouco pequena).

Tivemos ainda tempo para trabalhar, os meninos médios (4 anos) e os meninos pequenos (3 anos) fizeram uma pintura com cores de outono e com os dedos, ficaram super divertidas e muitoengraçadas, cumpriram as regras e não se sujaram, embora algumas meninas tenham explorado de diversas formas a tinta, as mãos e o papel:


pintura com dedos on PhotoPeach

Os meninos mais crescidos (5 anos) tiveram um desafio matemático para resolver.

Pegando na canção das castanha que diz :
"No meu bolso guardei/meia dúzia de castanhas/de tão quentes que estavam/ainda queimo a minha mão.
Vou dá-las ao pai/vou dá-las à mãe/castanhas quentinhas/que sabem tão bem!"

Tivemos de cortar, desenhar, escrever, colar, pintar e o resultado foi que todos nós descobrimos que a cada um dos papás cabia 3 castanhas:


Desafio matemático 1 on PhotoPeach

O Último slide é o trabalho de uma menina de 4anos que também quis fazer, é claro que não foi exigido a mesma capacidade de resolução mas lá à maneira dela resolveu o problema.

Estou muito orgulhosa dos meninos (as).

2 comentários:

  1. É muito bom podermos acompanhar as atividades dos nossos filhos, através do blogue, com fotografias, e resumos daquilo que foi a semana deles...Obrigada à Educadora por este miminho para os pais..e para os pequenotes que ficam contentes por se identificarem nas fotos e também os seus trabalhos

    ResponderEliminar